Saul,

Eu não estou  envolvido nas iniciativas de difusão de software livre/Código
aberto dentro do poder público, mas acho que entendo como funciona esse
sistema e acredito que a fórmula dele é bem simples. A idéia (me corrijam se
eu estiver errado) seria a de vc fazer um treinamento inicial com um grupo
de pessoas de modo a capacitá-las para que elas possam reproduzir o
treinamento que receberam para outras pessoas.

Se seu objetivo é migrar os softwares da prefeitura para uma infra-estrutura
de Software livre/Código aberto, vc deveria selecionar pelo menos uma pessoa
em cada setor/secretaria para receber esse treinamento e essas pessoas
ficariam encarregadas de auxiliar na difusão da coisa nos seus respectivos
setores. Do ponto de vista da gerência de projetos, seria interessante
envolver nesses treinamentos pessoas chaves que não seriam difusoras, mas
que exerceriam grande influência no sucesso da sua empreitada, como
secretários, sub-secretários e demais pessoas influentes na administração do
município. Não precisa chamar todas, mas seria interessante que pelo menos
algumas estivessem presentes e que "comprassem" sua idéia. Dessa forma, vc
ganharia aliados para ajudar a vencer as barreiras políticas que poderiam
arruinar o processo.

Abraços,

Helton