É possível também conseguir apoio jurídico da Free Software Foundation (
http://www.fsf.org) caso a tal "tentativa de patente" ou comercialização vá
contra a licença do software livre. Isso funciona melhor se o software for
GNU, caso contrário, é necessário que o autor do software reclame
judicialmente os direitos autorais e a licença de software escolhida por
ele.

Abraços, global