Oi PJ. É...o sun-java está sendo retirado das distribuições GNU/Linux por
causa dessa mudança de licença.
Não sei se alguém teve a mesma preocupação que eu, mas, assim que soube
disso, eu fui procurar saber sobre o acesso ao banco do brasil (que por
acaso era o único fator que me prendia ao sun-java em vez do openjdk). Bem,
a boa notícia é que o banco do brasil já está funcionando normalmente pelo
menos com a versão do openjdk e icedtea (o plugin do openjdk pra
navegadores) que vem no ubuntu 11.10. Só não sei sobre a versão que vem no
debian stable.

fonte aqui:
http://andregondim.eti.br/ubuntu/banco-do-brasil-com-ubuntu-e-openjdk/

Valeu