Em geral, acho que uma parte desse apoio tem que que vir também  na

> forma de programas que se sustentem sozinhos depois de um tempo: se for
> só pagar bolsa pra galera codar, amanhã acaba o governo, muda o
> secretário, as bolsas vão pro saco e fica nada para a sociedade.
> Infelizmente não tenho idéias concretas sobre isso agora. :-/
>
> Alguém sabe com andam as casas de cultura e pontos de cultura, quantas
> delas têm condições de se sustentar depois de uma mudança de governo?
> Não que eu ache que o governo não deva financiar essas coisas, mas o
> problema é que mesmo que o governo de hoje seja amigo, o de amanhã pode
> não ser.

  O Governo de hoje, tanto Estadual quanto Federal, não são amigos dos
Pontos de Cultura e de iniciativas correlatas apesar de uma suposta
bandeira de continuada vendida durante as eleições.

  E como previsto os Pontos de Cultura, Iniciativas de Telecentros e afins
iniciadas no Governo (Federal) passado estão a míngua e morrendo porque a
questão de sustentabilidade foi discutida apenas em termos teóricos.

  O que se sustenta são poucos espaços que antes mesmo do apoio
governamental já vinham se virando ao longo dos anos.

  Tanto a Cultura Digital quanto a questão do Software Livre esta em franca
decadência dentro do Governo Federal. Já o estadual, desde sempre, nunca
levou muito a sério estas questões.

  Participamos das Conferências de Comunicação, levantamos a bandeira do SL
e da CD, debatemos, propormos e como sempre no final da conferência pegam o
que interessa ao governo e joga o resto fora.

  Para nos é preciso evoluir no proprio debate do que é e como deve ser
conduzida as confêrencias. Se for apenas para depois "vender" nas eleições
que o governo é democrático e faz consulta pública, é palhaçada.

--
https://juntadados.org