2013/11/1 P. J. <pjotam...@gmail.com>:

> Não, o que eu quis dizer que é assim que as coisas funcionam e não
> tenho idéia de como mudar, esse é o meu ponto de vista de um
> desacreditado. Pq tipo tem esse problema... blz... aí mobiliza ali...
> mobliza daqui... ai passa um tempinho iremos estar discutindo a mesma
> coisa...

Derrotismo é complicado, pois eu vejo de outra forma, pois quem esteve
na época em que propor SL era algo impensável e hoje temos pessoas
interessadas nas soluções sem necessidade de convencimento prévio, mas
claro, é sempre possível só olhar a parte ruim.

Inclusive acho que seu papel é necessário. Falar, reclamar, empurrar
as pessoas para visualizar possíveis problemas, assim terão outras
pessoas que farão o contrário e por fim chegaremos a um equilíbrio. Em
todo caso, eu acho que talvez você esteja equivocado em alguns pontos.

> Por exemplo pq na UFBA usa o moodle enquanto a UNICAMP (não tenho
> certeza se é essa ou a USP) usa o noosfero?? É nessa linha o meu
> pensamento....

Como Terceiro falou, seu argumento é torto, pois peca ainda mais de
conhecimento histórico. Quando o projeto de EAD se iniciou na UFBA,
nem sequer existia o Noosfero, e também pelo que sei não tem foco em
ensino a distância.

Sobre o email da UFBA, também tenho minhas restrições sobre utilização
de solução livre, com partes proprietárias, adquiridas como serviço,
mas há de convir que colocar essa solução do ZIMBRA no mesmo bolo que
um serviço em nuvem da GOOGLE é um pouco exagerado, ou não?

> Não concordo que nem vcs, mas é assim que as coisas são...rs
>
> [  ] 's
>

> --

Rafael Gomes
Consultor em TI