> Eventos? Hoje critico aqui e em outros estados. Estamos fazendo agora o
> flisol para o dia 26 de abril e as dificuldades sempre são as mesmas. Vejo
> os eventos a anos cada dia diminuindo o publico mesmo com alta divulgação.
> Galera isso é real. O fato de não utilizar o facebook ou qualquer outra
> rede social pode não ser utilizado mais o software livre é sim para ser
> utilizado por crianças, jovens, adultos, idosos, pais, mães e não se
> limitar somente a estudantes e pessoas que acham se acham nerds como eu.
> Essa é a minha opinião e vejo cada vez nós perdendo mercado. Isso que esta
> [...]

    O problema é que o povo cultivou essa visão de "mercado", "se não
tomamos o mercado não seremos levado a sério", "se não mostrarmos que
estamos ganhando dinheiro não seremos levado a sério", "se não tivemos
mais de 2% do mercado seremos uma piada".

  Então o povo esqueceu a visão de comunidade, de solidariedade, de uma
alternativa real de mundo mais justo e sustentável. O discurso se focou
em não sermos mais uma alternativa e sim parte do que esta ai, do mesmo
modelo que se mostrou insustentável e falho, do mesmo modelo injusto.

  Dai nos tornamos um produto, descartável, uma moda, uma burburinho
midiático que tem seu tempo de vida e não mais é uma alternativa, uma
resposta.

  O povo vai lá e organiza um evento para falar de "mercado", de
"dinheiro", de como o Software de Código Aberto é uma alternativa
tecnológica melhor para a sua empresa e esquecemos de falar o porque
disto ser uma alternativa melhor para a sua vida, porque é Software
Livre e não de Código Fonte Aberto, porque queremos um mundo mais justo,
mais humano.

  O FISL que era um Fórum, de discussão e de apresentação de uma
alternativa, para falar sobre um meio de construção coletivo e
sustentável se torno uma "Feira" de soluções tecnológicas.

  E agora estamos aqui, nessa encruzilhada. Pensando em ferramentas de
marketing para vender o nosso peixe, como se uma página no FB fosse
atrair qualquer pessoa e convence-las. E não mais ações reais, exemplos
reais, propostas reais de mudanças.

  Então é isso, se não lançamos o Software Livre 2.0, com suporte a
iPhone, estamos fadado a perecer? É issto que queremos? É isto que
significa Software Livre?

  O FISL que era um Fórum, de discussão, de apresentação de uma
[...]

reais, propostas de mudanças reais.