Seria bom tu mandar ao menos uma referencia do que é Avaaz...rs

Enfim, continuo dizendo, o problema não é exigir esses tipos de
produtos e sim suas aplicações internas serem altamente dependentes
dessas API's da M$ ou de qq outra fonte proprietária, pq as pessoas
"leigas" estão nem aí se é isso ou aquilo, só querem que funcione no
que elas estão habituadas a usar... a luta deveria ser, na minha
humilde opinião, em mudar esse tipo de pensamento.

Assim como "devem existir soluções propreitárias muito boas" tb
existem soluções livres muito boas

;-D