Numa rede vc pode ter o Gnome *muito bom* para um desktop ou *muito ruim*, até um intermediário se encaixa.

Isso depende de quem está a frente, o responsável pela sua preparação, duvido que um projeto bem estruturado no Gnome deixe a desejar, pelo contrário.

Leia-se qualquer software no lugar de gnome, é apenas uma ilustração.

Abstraindo:

"O melhor software mal configurado não é pareo para o pior software bem configurado!"

O Gnome 2.8 é o meu desktop e eu acho muito bom. :)