"Helton Dória" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> Acho que a comunidade deveria sair desse clima de "já ganhou" e
> acordar pra realidade.

eu concordo com voce (em alguns pontos) mas eu acho que o mais
importante a ser feito agora é garantir que as pessoas que tenham linux
nesses computadores tenham alguma orientação. acho que o PSL (ou a
colibre?) poderia tentar fazer alguma parceria com as lojas que vendem
computador com linux. alguns problemas que vejo:

1. cada loja vem com um distribuição diferente. diversidade é bom, mas
   se o cara compra um computador para ele com kurumin (kde) na loja foo
   e outro para a esposa com ubuntu (gnome) na loja bar, vai parecer (se
   ele for leigo) que tem _dois_ sistemas diferentes. seria bom tentar
   uniformizar as coisas para garantir compatibilidade. eu nao sei o
   quao facil é fazer as empresas operarem juntas, mas se pegarmos as
   maiores já e meio caminho andado

2. se o PSL e, principalmente, iniciativas como a COLIBRE criassem uma
   estrutura de suporte ao usuario, poderia se tentar fazer parcerias
   com a loja. o sujeito compra o computador na loja foo com o "foo
   linux" e tem suporte gratuito por x meses. a empresa pagaria n% do
   valor do computador (ou algo assim) para que desse o suporte (i.e.
   colibre ou psl)

3. documentação, documentação, documentação. eu sei que usuário não le
   documentacao, e nem precisa ser um calhamaço de 10 volumes, mas se
   fizer uma documentação _minima_ em uma ou duas páginas na forma de
   folheto é alguma coisa, acentuando as vantagens do software livre e
   mostrando programas compativeis. o problema, como voces ja sabem, é
   que o cara pega o computador novo e procura o MSN, não acha (ou ouve
   falar que nao tem msn para linux) e manda instalar o windows. um
   suporte resolveria isso.

4. eu vejo por experiencia propria que usuarios leigos conseguem usar
   windows numa boa, mas tem que ter alguem para ajuda-los na configuracao
   e a descobrir coisas. no windows nao é diferente.

Abraços,

Pedro Kroger