Em Sex, 2006-06-23 às 14:56 -0400, Claudio F Filho escreveu:
> Benção, mãe... ;-)
> Só faltava a Sulamita Garcia aqui, para a surra ser completa!
>
> Agora, IMHO, concordo com a Fabs nesta relação da turma (homens) do TI
> qdo na outra ponta é mulher, e tb concordo q precisamos ter mais
> mulheres, pois é muito chato entrar em um CPD q só tem homem. ;P =)

Claudio =)

Peguei sua mensagem ao acaso para expor 2 coisas interessantes, com uma
provocação:

1. Onde eu trabalho temos várias mulheres, algumas ocupando cargos de
coordenação, outras ocupando posições extremamente técnicas. Tem uma
desenvolvedora com quem eu gosto muito de trabalhar, por exemplo. Ela
desenvolve em C++, escreveu o wrapper PHP da biblioteca TerraManager
(pra acessar a TerraLib), saca muito de PHP, bancos de dados, e gerou a
documentação do sistema usando DoxyGen. A enorme maioria dos homens
desenvolvedores que eu conheço não chega perto. - essa é uma realidade.

2. Debian e GNOME são hoje ambientes muito mais abertos e amigáveis para
mulheres; não é à toa que há desenvolvedoras como Hanna Walach que já
fazem parte de ambos há mais de ano (eu a conheci na debconf5; aliás, na
debconf5 teve uma certa Mirian Ruiz que me deu umas aulas de debuging de
código que vou te contar...). O fato é que, mesmo com essa mudança de
ambiente, o número de mulheres ainda não começou a crescer
substancialmente. Especialmente no Brasil, eu sinto que, mesmo com uma
maior abertura não estamos vendo novas desenvolvedoras se juntando aos
projetos. Ainda não temos massa crítica suficiente de mulheres técnicas,
ou o que será?

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.debian.org/~kov/