A todos que responderam a thread:

"The FreeBSD Foundation is pleased to announce the release of  certified
Java Runtime Environment  (JRE) and Java Development Kit (JDK) binaries
for the FreeBSD 5.5 and 6.1 operating systems."

O importante aqui era o release do Java certificado para o FreeBSD.

FreeBSD tb é Software Livre, logo, a notícia tem relação com Software Livre.

O Java é proprietário da Sun.

Se entristece alguém que exista software proprietário para o FreeBSD,
e se propõe que se use um livre, que nos indique um livre certificado.
O Jonas está legal? Já está funcionando 100%? Se estiver, há alguém
com competência técnica para fazer o port? Fica fácil atirar pedras
mas não levantar uma palha.

Lembro que a FreeBSD Foundation prima pela excelência na execução de
Software. É uma das características básicas de todos os BSDs. Tem que
rodar bem, e sem falhas (ou com o mínimo de falhas). Se não há
alternativa livre que supra 100%, os esforços vão para o port do
proprietário, fazer o que? Mas o que não dá é para queimar o Sistema
usando um Software Livre com 50% da funcionalidade em detrimento de
ter o proprietário com 100%.

Como disse o Olival, se é para atirar pedras, que se compre uma
metralhadora. Mas aí, morre a lista. :-(

Mas podem deixar que já entendi o recado: nada mais sobre FreeBSD na
lista. Só Linux, né? Aí pode?

2006/7/13, Olival Gomes Barboza Junior <[EMAIL PROTECTED]>:

Em 12/07/2006, às 23:09, Ricardo Salveti de Araujo escreveu:

> Exatamente. Eu acho que existe, não sei exatamente o porque, uma
> confusão muito grande em relação a Java, é estranho ver uma mensagem
> dessa em uma lista sobre softwares livres.
>
> Salveti

Bom, até aí até notícia sobre antivírus em Cuba rolou nessa lista
durante a semana. Se for para distribuir puxões de orelha baseado no
critério "... é estranho ver uma mensagem dessa (sic) ..." então é
bom usar uma metralhadora giratória.

Isto posto, e ainda q concorde q o tema da msg original é muito mais
pertinente a uma lista de FreeBSD, o fato é q, ainda q a plataforma
não seja livre, há várias iniciativas do "dono" dela para tentar
torná-la (pelo menos mais) aberta. Se vão vingar, só o tempo dirá.
Além disso, não dá pra esquecer q há bastante SL escrito em Java
(vide projeto Apache Jakarta e tudo o q sai de lá), embora enquanto
não houver uma JVM realmente livre o "Java trap" esteja armado e
pronto pra pegar todo mundo.

Mas, até aí, tbém não concordo com o oba-oba q fazem ao redor do Mono
(poxa, tem até dinheiro do governo brasileiro financiando projeto na
tecnologia), já q APENAS o necessário à construção do CLR (e pouco
mais do q isso) seja realmente liberado, enquanto as bibliotecas q
realmente fazem o produto ser "utilizável" sejam proprietárias e as
implementações alternativas acabem por passear perigosamente ao redor
das patentes da MS nos EUA (vide a qtd de patentes ao redor do .Net q
a MS obteve nos últimos anos). Por enquanto só estão ilegais nos EUA,
mas só isso já basta pra detonar a chance de exportar software
baseado no produto pra lá. Novell usa? Bom, há qto tempo eles fazem
cross-licensing com a MS mesmo? ;-)

[ ]s,