Tradução livre - http://ufa.homelinux.net:8080/keynote/

Ufa

2006/8/1, Antonio Fonseca < [EMAIL PROTECTED]>:
Caro Tiago,

Segue uma sugestão de leitura, atente para o tema módulos de código proprietário no Kernel.

Sendo as palavras de um desenvolvedor do kernel certamente devem valer mais do que as minhas.

http://www.kroah.com/log/linux/ols_2006_keynote.html

Só mais alguns pontos:

1- A pessoa que informou do uso de software proprietário, que quando retirado do Ubuntu "quebraria" o sistema, já repassou informações mais específicas sobre do que se trata para podermos analisar melhor?

2- É realmente possível "viver" somente com o que já existe em forma de software livre hoje? Ouso dizer que não (essa parece ser inclusive a opinião da própria FSF). Oferecer facilidade para o usuário do sistema Linux poder utilizar qualquer hardware disponível no mercado não me parece ser algo errado? Mas concordo que é preciso deixar claro como isso está sendo feito.

3- Se pelo menos alguém pudesse colaborar (talvez a pessoa que deu a informação inicial sobre o código proprietário) e informar o que extamente há no sistema que conflita com a informação de que ele é um sistema livre e por quê? Seria legal, seria sairmos da mera especulação.

Infelizmente não disponho de muito tempo no momento para uma investigação individual  aprofundada.

Abraço,

ASF

On 7/19/06, Tiago Bortoletto Vaz <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Tue, Jul 18, 2006 at 10:09:27PM +0000, Antonio Fonseca wrote:
> Por favor, antes que comecemos um debate feroz e sem fim, o que eu
> classificaria como uma tremenda perda de tempo, gostaria de recomendar a
> leitura da filosofia e da política de licenciamento do Ubuntu:
>
> Aqui http://www.ubuntu.com/ubuntu/philosophy e aqui
> http://www.ubuntu.com/ubuntu/licensing
>
> Caso não seja de seu agrado como as coisas estão sendo conduzidas contate a
> Canonical (http://www.canonical.com/ ) diretamente ou debata o assunto com a
> comunidade, um bom lugar pra começar é aqui http://wiki.ubuntubrasil.org/.

> [...]

Não entendi. Estamos aqui numa lista de discussão que trata de assuntos
como software livre, certo? Existem pessoas questionando sobre o que é
ou não é livre numa distribuição bem consolidada, que, mesmo comercial
ainda tem um envolvimento com a comunidade. Outras pessoas que já leram
as URLs que você citou e discerniram sobre o assunto (o que faz a
diferença aqui), estão explicando onde estão as falhas e a falta de
ética, colocando na mesa a *verdade* pra quem se importa em usar algo
proprietário pensando que está usando algo livre, e você resume tudo a
"se quiser algo melhor vá procurar o dono"?

Além de tudo seu email é contraditório, quando diz: "ou debata o assunto
com a comunidade", que é o que estamos fazendo.

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz
http://tiagovaz.org