O i-Educar, sistema gestor de escolas, desenvolvido pelo CTIMA (Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa) entrará em uso no município de Itajaí a partir do inicio do ano letivo de 2007. Atualmente o projeto encontra-se na fase final de implementação.

O projeto já ultrapassa 10 meses de trabalho da equipe técnica do Centro, que finalizou as fases de levantamento de requisitos, modelagem, documentação e desenvolvimento do sistema.

No momento o sistema passa por testes de carga e melhorias na ergonomia da interface. A conversão dos bancos de dados do sistema anterior e a preparação do material para o treinamento de todas as secretárias e usuários do sistema está em execução.

A previsão é que em 20 de setembro o sistema seja implantado em uma escola piloto.

O projeto destaca-se pelo pioneirismo na área gestão educacional em software livre, sendo que várias prefeituras já demonstraram interesse no projeto para uso em seus municípios.

Algumas vantagens do uso do i-Educar:

- O sistema trabalhará integrado e on-line (via WEB), possibilitando a geração de relatórios gerenciais pela secretaria de educação em tempo real. No sistema anterior, a obtenção dos mesmos dados era dificultada pelo fato de trabalhar off-line, necessitando a geração de disquetes em todas as escolas e envio dos mesmos para o departamento onde realizava-se a consolidação manual dos dados, resultando muitas vezes em atrasos no envio de relatórios solicitados pelo ministério da educação para liberação de recursos federais.

- Uma série de funcionalidades como transferências, histórico, matriculas, foram otimizadas a fim de acabar com as inconsistências e redundâncias existentes no sistema anterior;

- Economia de mais de R$ 55.000,00 por ano com licenças que a secretaria de educação gastava com a utilização do sistema proprietário de gerenciamento escolar;

- Portabilidade do software, por utilizar tecnologia web, funciona em qualquer sistema operacional, incluindo o linux, economizando com licenças proprietárias, cerca de R$ 1.400,00 reais por máquina que utilizará o software,

- O sistema foi desenvolvido para atender as necessidades dos CI's da rede municipal que até então não contavam com um sistema informatizado para controlar os alunos.

- Possibilidade de disponibilizar informações de matrícula e presença de alunos para outros órgãos, como conselho tutelar, criança e adolescente e desenvolvimento social que solicitam periodicamente informações a secretaria de educação.

O i-Educar será licenciado GPL (General Publica Licence) ainda em setembro, possibilitando o uso, a distribuição, a pesquisa e a modificação do código a qualquer órgão público, pesquisador, pessoa física ou jurídica como os demais sistemas da suíte I-SPB produzidos pelo CTIMA, utilizado por diversas prefeituras e órgãos públicos, como Erexim - RS, Guaratuba - PR e Lucianópolis - SP.

O software livre além de oportunizar que pequenos municípios se modernizem e passem a ter acesso a recursos federais, através das informações geradas pelos sistemas, também gera oportunidade de emprego e valorização dos profissionais da área, que passam a utilizar seus conhecimentos acadêmicos em implantações, adaptações e customizações dos sistemas.

O licenciamento dos sistemas I-SPB como software livre, comprova o comprometimento que o governo do prefeito Volnei Morastoni tem com o país e com o custo público. A responsabilidade deste governo em investir na independência tecnológica das instituições públicas, liberta o conhecimento e inclui os brasileiros no crescimento sustentável tecnologicamente falando. Precisamos cada vez mais de independência tecnológica, pois este é um mercado includente e revolucionário, que traz o desenvolvimento local competitivo. “Temos plena capacidade de disputar com qualquer um com o conhecimento globalizado”, declara o coordenador do Ctima, Jean Carlos Sestrem.

Recentemente

Maiores informações podem ser obtidas no site:http://ctima.itajai.sc.gov.br

47 33416090
Jean Carlos Sestrem
Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a