Em Qua, 2006-09-13 às 20:22 -0300, Pereira escreveu:
> Caro Marcelo,
>
> Se eu puder ajudar na metáfora ?
>
> Existe um tipo de jogo que é o Tênis.
>
> No Tênis para se ganhar o jogo, devemos devolver a bola dentro do
> campo, do outro lado da rede, porém  fora do alcance do adversário.
>
> No Frescobol, é justamente o contrário, devemos devolver sempre a bola
> ao alcance do parceiro  ( Isto me parece mais próximo da filosofia do
> SL ).

Eu também nao gosto de jogos competitivos...nunca gostei. Mas há poucos
jogos em que o objetivo é a solidariedade e a complementariedade. Por
isso adoro jogar frescobol, já joguei peteca (nem sei se ainda existe) e
pratico Capoeira Angola...sao jogos sem regras mas com ética e
fundamentos...

Gostei da tua metáfora...

> Acompanho os assuntos, e vejo que muita energia é dispendida em
> discussões filosóficas e pouca energia deste grupo de formadores de
> opinião  é aplicada no sentido de promover uma mudança efetivas na
> regra do jogo.

Creio que cada um está fazendo a sua parte. Eu gosto de discussoes
filosóficas e políticas pois sao a base da açao de qualquer
indivíduo...conciente ou inconcientemente...
Mas sou um partidário da "açao direta"...e por opçao, nestes últimos
anos, prefiro valorizar e difundir as coisas boas que estao sendo feitas
e fazer. Tem gente que prefere valorizar as coisas erradas, se apegam a
pequenos detalhes pra criticar e  esquecem que tudo é dialético...

Parabéns pelo trabalho de vcs e pela coragem de encarar este mundo dos
negócios do software livre. Tenho acompanhado a distância.
Precisamos de casos de sucesso no setor privado e provar nossa tese de
que o software livre é também viável para um NOVO modêlo econômico de
desenvolvimento para uma regiao ou país.
Mas para isso, nao precisamos abrir mao dos fundamentos básicos do
software livre, que é a liberdade, solidariedade e o compartilhamento.
Trabalhar com software livre com "cabeça proprietária" é carregar uma
visao conservadora, do passado, pro mundo novo que queremos construir.

abraços e bom trabalho

marcelo