On Sep 13, 2006, Hudson Lacerda <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Normalmente, arquivos PS são de texto, ou seja, um formato transparente.

Transparente, mais ou menos.  É turing-complete, portanto há programas
expressáveis com ele que você não consegue nem determinar se terminam
ou não (pelo menos sem resolver o Halting Problem, provadamente
indecidível no caso geral :-)

> - PDF é um formato de arquivo proprietário, cuja especificação pode
> ser obtida _gratuitamente_ aceitando a licença:
> http://partners.adobe.com/public/developer/support/topic_legal_notices.html

> PDF é um formato de arquivo binário.

Consta pra mim (mas posso estar redondamente enganado) que PDF e
Postscript são basicamente isomórficos, ou seja, os conceitos
expressáveis em Postscript encontram uma forma de expressão mais ou
menos natural em PDF e vice-versa, a diferença é que num a expressão é
em forma de texto, na outra é mais compacta em forma binária.  Isso
não faz diferença enquanto os formatos são isomórficos, isto é, não há
perda de informação na conversão de um formato para outro (diferente
de um processo de compilação, que joga fora comentários, estrutura do
programa e um monte de outras coisas).