On Sep 18, 2006, Julian Carlo Fagotti <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Às vezes dá a impressão que, por algum motivo, fazem oposição
> sistemática à qualquer coisa que façamos com software
> livre. Gostaria de saber porque tanta implicância com o Paraná?

Não há a implicância alegada, nem oposição ao que fazem com Software
Livre.

A oposição é a *qualquer* um que deturpe o sentido de Software Livre.

No caso, o Paraná parece crer que a licença LPG-AP atende à definição
de Software Livre, mas ela não atende, desrespeitando as liberdades.

Não podemos ficar calados enquanto alguém corrompe o significado desse
termo, seja por ignorância, seja por malícia.  Na maioria dos casos, é
por ignorância, e aí normalmente basta apontar a distorção para que
uma correção seja feita.  Outras vezes é por malícia, que fica
demonstrada pela insistência no erro.  Se bem que às vezes só não se
chegou à pessoa que pode tomar a providência de corrigir o erro, vamos
dar o benefício da dúvida à Celepar, ainda que eu tenha tentado, sem
sucesso, falar com Mazoni a respeito.

Se quiserem dizer que estã fazendo software quase-livre, ou software
com código fonte disponível, tudo bem.  Mas não vamos compactuar com
dizer que o software de vocês é livre quando evidentemente não é.

Não importa a razão pela qual não seja livre: se a lei alegadamente
exige que vocês não publiquem Software Livre, isso não lhes dá direito
de dizer que o software não livre que vocês publicam é livre só porque
sua licença busca se aproximar da definição de Software Livre tanto
quanto possível.