On Oct  6, 2006, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Cara, isso é basicamente porque a Globo tem que mostrar o que dá
> IBOPE, e com certeza um assunto como SL não deve ter parecido tão
> atraente quanto o PM...

Tem outro ponto que não vi ninguém levantar até agora.

O Júlio conseguiu a entrevista através de um amigo.  Isso caracteriza
"o entrevistado se convidando."

A postura do Jô é mais ou menos assim: se o programa convida o
entrevistado, o entrevistado normalmente é bem tratado, até porque já
se entende que o entrevistado tem algo que desperta o interesse do
público por si só.

Para quem está buscando promoção, que é o caso de quem se convida, a
barreira é muito mais alta.  Quem pensa que é propaganda saindo barato
se engana: o Jô cobra *muito* caro, e cobra no ar.

Para a maioria desses entrevistados que se auto-convidam, ele já
começa com uma postura de adversário, porque o propósito do programa
não é promover a agenda do entrevistado, não é fazer propaganda de
graça pra ninguém, nem servir de palanque pra ninguém.  É um programa
de diversão.

Se a entrevista já começa com um tema que se julga desinteressante, o
Jô entra com as 4 patas, por assim dizer, pra fazer o trabalho dele e
tornar a entrevista interessante, mesmo que o conteúdo não seja.

No caso, falhou.  A entrevista não ficou interessante, ficou pobre e
confusa.

Perdi o comecinho da entrevista, então não sei se Jô já começou
atacando ou se adotou essa postura depois de um início morno, mas esse
é o preço e o risco de buscar promoção através do programa dele.  Às
vezes pode até dar muito certo, mas pode também dar muito errado.

O resultado não foi o melhor possível, mas também não foi o pior.
Alguns pontos importantes foram apresentados na TV, e alguns curiosos
que não entenderam direito mas se interessaram podem buscar mais
informação para se esclarecerem.