Desculpem o off-topic, mas fiquei sabendo disso agora há pouco e acredito q muitos aqui (pelo menos aqueles com mais de 30 anos) devem ter uma rede Novell em algum momento de suas vidas . . . :-)

Para quem não sabe, foi o Ray Noorda q transformou a Novell em uma gigante, durante sua gestão, e foi depois de sua saída q vieram as fatídicas escolhas q transformaram a empresa em uma sombra daquilo q foi um dia.

Embora ele não tenha sido (até onde eu sei) partidário de SL ou algo assim, dizem q ele inventou o termo "cooptition", baseado na seguinte visão de mercado: havia bastante dinheiro para todos, assim se todos cooperassem em padrões abertos e protocolos comuns, todos sairiam ganhando. Alguns dizem q nessa época as coisas realmente funcionavam assim, com os produtos Novell conversando com os produtos mais antigos e tal, mas depois da introdução do MS Windows NT 3.5x todos sabem o q aconteceu . . .

O obituário de Ray Noorda pode ser lido em http://www.canopy.com/ raynoorda/obituary.php_______________________________________________