On Oct 11, 2006, "Cristiano Furtado" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Por mais simples que tentamos deixar o linux,

Nunca vi um kernel realmente simples.  Núcleos de sistemas
operacionais são monstrinhos complicados.  Mesmo as interfaces para
interagir com eles podem ser não triviais para mortais comuns ;-)
Para esses, a interface desejável é: bootou, tá funcionando.

Ou você não tava falando do kernel?

> - Abrir seu browser e poder ver videos diretamente no browser, ouvir radio
> diretamente do browser

Aí é questão de escolher uma distro que, respeitando as liberdades e
as leis, configure os plugins apropriados pra funcionarem assim que a
instalação terminar, pra não precisar o usuário ficar descobrindo as
coisas sozinho.

O maior problema aí é o campo minado de patentes de software, que
impede diversas distros cujos responsáveis estão em países onde
patentes de software são válidas, ou que pretendem oferecer suas
distros nesses países, que são forçados a não incluir esse tipo de
software, mesmo que seja livre.

> - Ter seus jogos rodando sem dificuldades

Sobre isso, não tenho nem idéia de dificuldades, mas entendo que quem
obtém um jogo normalmente não pretende que o desafio de fazê-lo rodar
num sistema livre seja a fase 0 a ser superada ;-)

Os jogos que jogo são todos livres e vêm como parte do Fedora.  As
únicas dificuldades que encontro são de vencer o jogo ;-)

> - Sua placa de video funcionando perfeitamente bem

Aí é questão de (i) escolher uma placa de vídeo compatível com
Software Livre e (ii) protestar contra fornecedores que não oferecem
informação para o desenvolvimento de drivers livres para seus
produtos.