Ok, sobre isso, eu diria q tbém não considero algo bom para o SL. Como vc colocou, parece muito mais uma ação no sentido de enfraquecer a Red Hat do q propriamente uma incursão no mercado de distribuições gnu/linux.
Mas, o q eu acho bem pior, é q o SL aparecia como uma inovação de ruptura capaz de criar novos mercados e modelos de negócio, com potencial de abrir as portas aos novos entrantes distintos dos tradicionais líderes do mercado de TIC. A incursão da Oracle neste tipo de mercado, se bem sucedida, pode apenas mostrar q este mercado pode estar se comoditizando de tal forma q as empresas não conseguem mais diferenciar seus produtos (ou, no caso, serviços). Se isso acontecer, vamos pra guerra de preços, e neste caso quem tem os bolsos mais fundos e cheios costuma prevalecer.

Por outro lado, pode ser um sinal de q a Red Hat já cresceu a ponto de ser vulnerável a um "ataque" de uma empresa maior, pois suas forças não mais estão em pontos q não eram facilmente atingíveis pela Oracle. Antes, ser uma empresa q entregava um produto tipicamente open source era uma força da Red Hat, agora pode ser algo insuficiente para diferenciá-la do resto dos fornecedores de plataformas, como a Sun ou mesmo a MS, pois os itens q seus atuais clientes buscam são oferecidos por outros fornecedores. Se for este o caso, demonstra q uma empresa fortemente voltada para FLOSS pode crescer pra valer, mas, depois de ter crescido, acaba enfrentando os mesmos desafios das empresas "tradicionais" de TIC.

[ ]s,

oLival junior