On Oct 20, 2006, Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> [...]
> 2 - liberdade para redistribuir o programa
> 3 - liberdade para aperfeiçoar o programa

> Acho q há uma certa confusão com o uso da palavra "liberdade" em
> português, assim como havia com a palavra "free" em inglês (este
> último com o problema do "grátis"). As "liberdades" do SL não
> necessariamente se traduzem diretamente em "liberdades" em outras
> acepções. Fosse assim, teríamos de reclamar da GPL, por explo, q traz
> determinadas restrições à "liberdade" (não posso "fechar o código",
> por explo, e redistribuir somente binários) em prol de disseminar as

Vale lembrar que liberdades não existem no vácuo: a liberdade de um
começa onde termina a do outro.  Além do mais, defendemos o "Software
Livre", não "Pessoas Livres" para escolher o software.

É fato motivador do movimento Software Livre que, sendo o Software
Livre, seus usuários são beneficiados de diversas maneiras, tendo suas
próprias liberdades respeitadas.

As restrições às liberdades, em particular o copyleft que algumas
licenças de Software Livre adotam, são de fato limites para evitar o
desrespeito às mesmas liberdades de terceiros.  Tais restrições não
caracterizam desrespeito às liberdades, já que o exercício das
liberdades é permitido, ainda que condicionado ao respeito das mesmas
liberdades para outrem.

> Assim, não creio q o "primeiro dogma" seja "liberdade de escolha".
> Talvez, se formos explorar esse aspecto, seja "liberdade para NÃO
> escolher softwares proprietários" . . . ;-)

+1

Liberdade de não abrir mão da liberdade