Alexandre Oliva escreveu:

> Como assim?  A Microsoft nunca foi do movimento.  A Novell, se é que
> um dia foi, capitulou.

foi um gancho pra começar outra discussão.

> As FSFs continuam lutando para que as liberdades dos usuários e
> desenvolvedores de software sejam respeitadas através do Software
> Livre.

Pois é, mas SL não é só FSF e uma das coisas mais bacanas do movimento
brasileiro é que a liberdade modelo americano foi reinterpretada aqui e
software livre nunca foi um fim em si mesmo. É (ou era), caminho para
outras coisas como autonomia tecnológica, inserção social, condição de
produzir com igualdade, modelo mais justo de trabalho e outras coisas.
Pelo menos foram argumentos que vi repetidos várias vezes em listas,
textos, entrevistas.

Mas aí te faço outra pergunta: a FSF se vê como movimento social? E a FSFLA?

> Só mais uma tentativa da Microsoft de destruir a competição ao invés
> de adotar seu modelo sem corrompê-lo.

Já engreno com outra pergunta: nos últimos anos,
web/TI/software/hardware mudaram bastante. O modelo SL ainda será capaz
de ser a chave para um modelo mais competitivo? Ou o SL vai ser
incorporado no exato momento que as empresas conseguirem fazer com que
ele não ameace mais as estruturas já consolidadas?

[]
rafael

--
Usuário Linux #352107