On Feb 26, 2007, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Eu sempre penso da seguinte forma: se estou participando de uma lista, minha
> resposta é para a lista.

Jóia.  Então, como você de fato sempre pensa, clica em "Responder para
todos", né? :-)  Não em "Responder ao remetente", esperando que isso
magicamente se transmute em "Responder para todos na lista".

> Simples assim.

De fato.

> Se eu quiser mandar em PVT, aí sim tenho que me dar ao trabalho de
> especificar que é em PVT.

E faz isso como?  Com Reply-To:lista você tem que fazer um "Responder
ao remetente" e daí analisar se tinha Reply-To de alguma das listas
que desrespeitam o direito de remetentes receberem respostas
particulares ;-) e fazer um cut&paste do endereço do remetente.  Sem
"Reply-To:lista", "Responder ao remetente" vai para o remetente.

Simples, né? ;-)

> Afinal de contas, se recebo e-mail de uma lista é uma discussão em uma lista
> e a resposta é ou deveria ser automaticamente para todos.

Automaticamente não significa obrigatoriamente.  Há as duas opções, a
não ser quando o administrador da lista resolve forçar a barra e
adicionar um Reply-To:

> Assim, um servidor de lista que altere o reply-to para a lista, nada mais
> faz que o correto em especificar que a resposta deve ser dada para a lista.

Reply-To não é Reply-To-All-To:.  Mail-Followup-To: é o que você está
procurando.  Só que não é padrão, infelizmente.  Então o pessoal faz a
cozinhada com Reply-To: e acaba com a semântica do "Responder ao
remetente".