On Monday 21 May 2007 18:29:58 Marcel da Câmara Ribeiro Dantas wrote:
> O que vão acontecer aos usuários do IRC? Ir para a BrasIRC o.O?

[Putz, depois de escrever esta resposta vi que ela foi muito longue e pesada.
Só continue caso haja muito tempo na mão :-)]

Há alternativas como o Jabber, o SILC e outros. Também uso o IRC cada dia, mas
em termos de funcionalidade os protocolos mais novos ganham.
Grandes provedores como a Google ou a GMX oferecem serviços baseados em
Jabber. Seria bom ter uma análise do que eles mudaram na infra-estrutura e no
protocolo além do que já está publicado. Os clientes ofereçidos pelos
provedores são proprietários, infelizmente.

Sim, o IRC tem uma grande história... mas hoje em dia, muita gente técnica
prefere ter menos problemas com Unicode e mais segurança em termos de
criptografia. O IRC parou de mudar quando o mundo technolôgico mudou-se.
Porém, as pessoas comuns têm outro esquéma de avaliação - um interface
bonitinho sendo uma coisa importante.

Acho importante mostrar para os usuários que nem todas as alternativas são
livres. Trabalho numa universidade, e cada vez um estudante quer passar o seu
MSN/ICQ/... para mim, eu dou palestra particular sobre serviços livres.
Livre, neste contexto, quer dizer que, idealmente,
* o software é livre na definição de software livre,
* o interface (tanto da rede quanto da API) é bem aberto,
* tem boa segurança de dados/privacidade

O software proprietário está tentando de encerrar o usuário, impedindo ele de
migrar para alternativas. Os serviços não-livres fazem o mesmo - pegam os
seus dados particulares, e não oferecam de apagar todos os dados, nem de
exportar eles para integrar num outro site.
A GPLv3 está ajudando um pouqinho (ela incluí proteção de software usado por
serviços), mas não dá ajuda no lado da privacidade. Aquilo faz parte dos
termos de uso. Na internet, esta "segunda licença" não deve ser esquecida.

Bem, talvez já tou fora do tópico original, mas são os meus pensamentos quando
li a discussão. Em nossa universidade temos intercâmbios com vários países. A
maioria de nossos estudantes brasileiros realmente vem pra cá com meta de
aprender sobre privacidade. Eles têm zero problemas entender o assunto. Mas a
grande parte da população em os dois lados do mar não sabe que é software
livre, serviço livre e tal coisa.

Josef