Acho que é porque o SIAFI Gerencial não gera um arquivo .XLS do nada.....ele
utiliza o próprio Excel para gerar.....não sei tecnicamente como é feito,
mas quando vc gera um relatório ele abre o Excel faz algumas operações na
tela e deixa o arquivo aberto para vc fazer o que quiser....acho que se não
tiver excel instalado ele não gera relatório....Isso se não me engano....uma
vez que faz um tempinho que não mexo com SIAFI Gerencial....

Se alguem da lista tiver alguma explicação mais clara....Apresente-se...

...Tim