El Sunday 23 December 2007 17:40:02 Joao S. O. Bueno escribió:
> Interessante.
> Em oturas palavras - a microsoft diz "ok, vamos ampliar as condições
> de interoperabilidade.

Bom, en realidade, foi a Direção de Concorrencia da Comissão Europea quem
forçou á Microsoft a desvelar os seus interfaces para que os suos
concurrentes possan interoperar con o seu monopolio. Costou mais 7 anos, logo
não temos que estar muito obrigados á Microsoft.

> Nós passamos apra vocês uma lista de coisas
> que vocês nãopodem fazer nasua implementação, e nós usamos nos
> protocolos.A propósito - essa lista de coisas que vocês não podem
> fazer é secreta e vocês não podem mostrar pra ninguém"

Sim, e se você quere usar a nossas patentes que você necessita para
interoperar, você tem que pagar um 0,4% do sus ingresos ***por usuario*** (o
que es incompatible com a GPL e com a majoria das licenças livres.)

> Sou só eu que percebo assim  ou a situação só piorou?

Não piorou, mais não temos ainda um verdadero livre mercado porque a Microsoft
continua a tener uma posição dominante no control da interoperabilidade. Mas
ao menos agora vai a ser possible obter o código fonte da nova implementação
de Samba e com ele conhezer a informação de interoperabilidade que
necessitamos para trabalhar com os produtos da Microsoft. Na majoria do mondo
as patentes da Microsoft ainda são lixo...  :o))))

//Alberto.

Alberto Barrionuevo
Vice President FFII
www.ffii.org