Oi Marcus,

Concordo com seus questionamentos e coloco mais alguns pontos
delicados nesta discussão. Ano passado eu fui palestrante, e recebi
apenas na hora o contrato de cessão de direito de imagem do FISL:

http://people.softwarelivre.org/~terceiro/tmp/termo-de-cessao-fisl8.odt

Neste contrato fica claro que, se você assinar, concede à ASL o
registro de sua palestra, bem como a reprodução, distribuição,
execução, disponibilização e comercialização do material registrado,
em qualquer forma ou meio existente ou que venha a existir.

No entanto, não explicita se você continua com os copyrights da obra
ou não. Então pelo que eu e mais pessoas entenderam, quem fica com o
copyright da tua apresentação no FISL é a ASL. Ou seja, se você quiser
usar as imagens da tua própria palestra no FISL, quiser fazer um
documentário com ela, por exemplo, e quiser vender esse documentário,
não pode, pq a única com licença para comercializar coisas do FISL é a
ASL. Vc pode até ministrar a mesma palestra em outro lugar, mas a tua
performance no FISL é da ASL.

Eu sinceramente não entendi esta postura, e este foi um dos principais
motivos para ter ficado tão chateada com o FISL do ano passado. Para
mim isso contraria demais o espírito de liberdade deste movimento e
até agora nada indicou que houveram mudanças neste aspecto. Mas como
ainda tenho alguma esperança, apesar de não ter vontade de ir ao FISL
nem ter submetido nenhuma palestra, pergunto a quem submeteu se vocês
foram informados da existência deste termo. Também pergunto à
organização se houve modificação no contrato deste ano, ou se pelo
menos isso está previsto para acontecer.

Também acho que o elevado número de empresas e instituições que cada
vez mais comparecem ao FISL e se beneficiam do trabalho voluntário da
comunidade poderiam ajudar pelo menos dando mais subsidios aos
palestrantes, e no mínimo pagar seu  transporte, alimentação e
estadia.

att.,
//fabs

--