2008/4/10 Hudson Lacerda <[EMAIL PROTECTED]>:
>  O eleitor tem constitucionalmente o direito de conferir seu próprio voto,
> mas isso é impossível em meios digitais.
>
>  Tal direito do eleitor não é cumprido desde 1997, sendo 'substituído' pelo
> mito de que a foto do candidato na tela corresponderia ao voto registrado.
>
>  O voto tem que ser CONFERÍVEL PELO ELEITOR.

É possível solucionar isso também sem recorrer ao papel, controlando
apenas o processo.

Falei um pouce disso aqui:
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-April/023054.html

com uma correção aqui:
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-April/023061.html

Acredito que existam formas mais elaboradas do eleitor poder verificar
se seu voto foi computado e manter o anonimato, com o requisito de que
todo o sitema que processou os votos seja aberto, e as mídias sejam
controladas fisicamente.

Ainda por cima acho que consultar o seu voto numa base de dados
unificada é uma garantia maior de que o voto foi computado do que
colocar um papel numa urna. O eleitor só pode confiar que vão dar o
rumo certo ao papelzinho dele, mas não tem como saber se ele foi
conferido.

--
Opções desconhecidas do gcc:
 gcc --bend-finger=padre_quevedo