2008/4/16 Hudson Lacerda <[EMAIL PROTECTED]>:
>  Conjectura de Mercury: "é impossível se contruir um sistema 100% digital de
> voto eletrônico que simultaneamente possa dar garantias de integridade e
> inviolabilidade do voto."

Uma conjectura é uma idéia a qual não foi provada ser verdadeira,
baseada em suposições ou idéias com fundamento não verificado.

Acho que deveríamos concentrar nossos esforços apontando as falhas dos
processos atuais, ao invés de chamar atenção com afirmações idéias não
comprovadas. Temos bem mais que isso para criticar os sistemas atuais,
tudo bem fundamentado. Não precisamos dizer que a votação eletrônica é
impossível, basta criticar cada sistema pelo que ele não é.

>  *Security Criteria for Electronic Voting* (1993)
>  Peter G. Neumann
>  http://www.csl.sri.com/users/neumann/ncs93.html

Este está bem de acordo com o que penso, e de 1993 =D

Destaque para essa parte aqui:
"""
* On one hand, computer systems can be designed and implemented with
extensive checks and balances intended to make accidental mishaps and
fraud less likely.(...)
* On the other hand, constraints on system development efforts and
expectations of honesty and altruism on the part of system developers
seem to be generally unrealistic, while the expectations on the
operational practice and human awareness required to administer such
systems may be unrealistic.
"""

Ou seja, o problema é confiar nas pessoas que tornarão a máquina confiável =(

>  *Voto pela Internet - projeto na Câmara*
>  http://br.groups.yahoo.com/group/votoseguro/message/3051

Esse é de dar medo.

Então é isso. Acho que ninguém tem mais saco de ficar discutindo um
método que funcionaria ou não =D

--
Opções desconhecidas do gcc:
 gcc --bend-finger=padre_quevedo