On 09/05/2008, at 10:53, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:

Mas Olival, eu ainda não percebi qual é a sua opinião. Essa estória do HdF enfrentar um terrorista open source pode ou não acabar com a nossa festa?

NEM DE LONGE. Primeiro pq ainda não está claro pra mim q o roteiro vá vincular o vilão a software open source em algum momento. Segundo pq a definir o Ezekiel Stane como "terrorista" não é bem o caso. Ele é "só" um psicopata com tendências genocidas **q fornece armas para terroristas**.

O Ezekiel Stane apareceu primeiro nas edições finais da série "The Order", do mesmo Matt Fraction q agora escreve o Invicible Iron Man. A última edição do "The Order" saiu faz poucas semanas.

O "The Order" era uma equipe criada pelo próprio Tony Stark (embora ele *não* faça parte ativa dela) como uma forma de "experimento social": eles selecionaram diversas pessoas e concederam poderes a elas. Só q esses poderes esgotam em 1 ano. É algo como o antigo Esquadrão Morituri da década de 70 ou 80 e o recente Projeto Everyman da série 52 da DC (onde o Lex Luthor concedeu poderes a qqr um).

Bom, sendo mais objetivo, o ponto é q no final da série o Ezekiel Stane é revelado como sendo o vilão por trás de ações q desmantelam a tal equipe criada pelo Stark. No processo, ele quase destrói toda Los Angeles tbém (a cidade da equipe). Agora, o importante é q ele faz tudo isso pra atingir o Tony Stark (envolvido diretamente na morte do pai dele).

Na Invicible Iron Man #1, o interessante é q o "ato terrorista" ocorre aparentemente vinculado à tecnologia do Stark. Eles estão em uma vila africana daquelas bem pobres e pela primeira vez uma jovem africana vai usar um celular com câmera para tirar umas fotos com amigas e coisa e tal. Só q o celular era das empresas Stark. Assim q ela aciona o produto, aparecem 3 homens-bomba usando a tecnologia do Ezekiel Stane e simplesmente explodem praticamente toda a aldeia. Ou seja, ele vincula o "ato terrorista" ao Stark de alguma forma.

CONCLUSÃO:

(1) O mote da série é uma briga mano-a-mano entre o Stark e o Stane Jr. por motivos *pessoais* e nem um pouco "ideológicos". Se um usa software proprietário, livre, aberto, pink ou blue tanto faz. É só o contexto onde se desenvolve a ação. O aparecimento do Stane me parece uma forma de preencher o vácuo dos grandes vilões q o Iron Man já teve. Os da época da Guerra Fria já não fazem sentido, e a época de "guerras corporativas" e fusões, q inspirou as estórias com o Stane Sênior e a Fujikawa, já estão meio batidas. Acabaram de fazer um arco de estórias trazendo o Mandarim de volta, mas ele já terminou com o vilão aparentemente morto de novo.

(2) O vilão usar esta ou aquela tecnologia não significa q alguém vá associá-la a algo negativo. A Lucas Arts está para lançar um dos jogos mais "hypados" dos últimos tempos: The Force Unleashed. O personagem do jogador é justamente o aprendiz secreto do Darth Vader. Vc imagina q alguém jogar como um Lord Sith vai necessariamente fazer a pessoa abraçar os valores associados ao personagem? Diga-se de passagem, há anos (décadas?) os jogos da Lucas Arts sobre o universo Star Wars trazem sempre a possibilidade de vc jogar como herói ou vilão. Ou, indo mais longe, vc combate o vilão, mas só para ficar no lugar dele e tomar para si o poder q ele almejava. Particularmente, sempre preferi os joguinhos onde vc pilotava Tie Fighters do q os q vc pilota X- Wings... :-)

(3) Pensando bem, se ele realmente vincular a figura do vilão ao termo "open source" isso talvez seja bom para o movimento FLOSS em geral. Pelo q eu li na primeira edição, o personagem do vilão é muito mais interessante e complexo do q o velho Homem-de-Ferro e sua personalidade control-freak. E tem a sina dos filmes do Batman, onde o Joker sempre parece ser mais interessante q o herói. Foi assim com o Jack Nicholson e parece será assim tbém no ainda a ser lançado filme com o falecido Heather Ledger. Tanto q mesmo na pré-divulgação o q eu mais escuto é "why so serious?" ( o mote do novo Coringa) ao invés do velho "I am Batman". :-D

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a