2008/5/27 Julian Carlo Fagotti <[EMAIL PROTECTED]>:

Eu vi! Mas ironia é algo com duplo sentido.

Mas, Julian, é algo com duplo sentido: existe o sentido literal (real), que pode parecer quase inocente: um arquivo de IRPF foi considerado 'corrompido' por um programa de IRPF. E há um outro sentido (imaginário) que é sugerido quando se lê o título sem saber de que se tratava. (O pior de tudo é que algo desse outro sentido acaba se tornando verossímil devido a desrespeito a licenças de software livre cujo código foi utilizado e distribuído pela Receita.)

O que aconteceu depois foi que a discussão evoluiu para direções que não se limitam ao exemplo específico apresentado na mensagem original, o que pode justificar a necessidade de trocar-se o título.

Depois de uma semana com este
tópico o qual sentido que querem dar ao debate? Pois tem gente já fazendo um
bom esforço intelectual para dizer que tem corrupção mesmo.

Não vi nenhum desses esforços, embora eu tenha acompanhado o tópico.

O que eu vi foi:

* exemplificando os transtornos a que a Receita impõe aos declarantes, desrespeitando a liberdade de não usar software não-livre, um relato de que software da Receita considerou 'corrompido' um arquivo de declaração de IRPF. Daí a sacada bem-humorada do Alexandre Oliva, que justificou o título da mensagem original.

* denúncia de violação de direitos autorais em software distribuído pela Receita, por incorreta utilização de software de terceiros (e.g. FSF), mesmo que não tenha havido má-fé.

* debate sobre critérios de segurança de dados, projetos governamentais de inclusão digital e software livre que não avançaram, etc., discussões que bem poderiam -- e aí eu posso concordar com você -- merecer _alteração_ do título, para maior clareza. Mas não invalidam o título da mensagem original.

Além do que é sempre é bom lembrar o Millor: "Tem gente tão obtusa que
quando você conta uma história de dois sentidos ela não entende nenhum dos
dois."

Em outras palavras: você considera inapropriado usar como título uma tirada de bom humor devido ao risco de mal-entendidos. Mas, fazer o quê: também deve haver gente tão obtusa que não entenda nem texto sem duplo sentido.

Até mais,

Hudson Lacerda