On 30-05-2008 09:00, Thiago Santos de Amorim wrote:
> Ola,
>
> sobre o conteúdo "off-topic" enviada para a lista.
> "
> 08) Use o bom senso.
>
> 09) Sério, use mesmo o bom senso.
>
> 10) Não estou brincando, use o bom senso e, se ficar em dúvida,
>    consulte os moderadores, eles estão aqui para ajudá-los."
>
> acredito que se todos usarem o bom senso da forma que desejas, seriam
> poucos os que enviariam algo para a lista.

        Bom senso é subjetivo, e como vivemos em sociedade todos temos
que tentar conviver da melhor forma possível. Mas há alguns exemplos do
que a expressão "usar o bom senso" inclui:

 - responder mensagens de MOD só para os moderadores e não para a lista

 - não fazer "top-post"

        E sim, a idéia é que as pessoas mandem mensagens que interessem
à maioria para a lista, note que isso pode ser mudado se houver consenso,
mas nos últimos anos há um consenso para se retirar mensagens "off-topic",
logo, se alguém ficar em dúvida, seria interessante confirmar se a
mensagem é ou não relevante.

> Bom, quanto a moderação da
> lista me pareçe não esta havendo um "filtro", e isso torna a lista uma
> "terra de ninguém".

        Errado. Moderação não significa "censura" prévia, significa que
estamos aqui para ajudar e orientar e quando algo foge da linha central
entramos em contato, isso geralmente é feito em PVT, salvo quando as
coisas extrapolam na lista.

> Eu diria que é importante a postagem de informações
> mesmo que o bom senso a reprove contanto que esteja relacionado ao
> escopo da lista. quando uma mensagem é enviada com a marcação de
> "off-topic" ja esta explicito que a mesma esta fujindo um pouco do escopo.

        Algumas mensagens fogem *muito* ao escopo da lista e não
deveriam ser enviadas, além disso, a mensagem para a qual eu
respondi não estava marcada como off-topic, então meu comentário
sobre bom senso permanece e o seu sobre "fugir do tópico" não
faz o menor sentido.

        Finalmente eu apreciaria se você levasse suas dúvidas,
questões e considerações para o e-mail dos moderadores e deixasse
essa "thread" morrer.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)