Blog do Maddog: Big Buck Bunny
Publicado[1] em 28/07/2008 às 11:07

Muitos de vocês já ouviram falar ou assistiram ao “Big Buck Bunny”[2] <http://www.bigbuckbunny.org>, a mais recente produção animada do pessoal que trouxe a todos o “Elephant's Dream”, a Blender Foundation.

A maioria de vocês sabe que “BBB” (como ele é conhecido) foi criado com o Software Livre chamado Blender. Alguns até sabem que não apenas o filme inteiro está sob a licença Creative Commons, como também que todas as partes intermediárias também se encontram sob a Creative Commons e disponíveis para download. A Blender Foundation incentiva todos a alterarem o filme, criarem finais diferentes, personagens diferentes ou continuações para o filme.
O que você provavelmente não sabe é o quanto esse filme significa para mim.

Muitos anos atrás, a organização Creative Commons acabara de se estabelecer. Eu já tinha ouvido falar sobre ela, a qual analisei brevemente, porém, com tudo que estava acontecendo no espaço do Software Livre, não prestei tanta atenção a ela quanto deveria.

Certa vez, quando eu estava numa conferência no Brasil chamada FISL, quiseram que eu participasse da criação de um ramo brasileiro da Creative Commons. Lawrence Lessig estaria lá, junto com o Ministro brasileiro da Cultura, Gilberto Gil.

Se os Estados Unidos tivessem um “Ministro da Cultura”, o Presidente provavelmente indicaria Dick Cheney. No caso do Brasil, o Presidente Lula indicou seu melhor /pop star/.

Enquanto eu preparava meu discurso para esse evento tão formal, explorei na Internet o que a Creative Commons estava tentando fazer e por quê. Quanto mais eu explorava, mais entusiasmado ficava. Finalmente percebi que a Creative Commons faria com a música e a arte o que o Software Livre faria com o software, e talvez um pouco mais.

Ao chegar a hora do discurso, Gilberto Gil não estava lá. Ele se atrasou em virtude de uma reunião com o Presidente Lula e estava tentando chegar a tempo para o discurso. Lawrence Lessig começou a falar e, em seu discurso, contou sobre como tentou ver o Ministro Gil e que a única vez em que conseguiu vê-lo fora à 1 da manhã, na casa de Gilberto. Ele entrara, esperando ter alguns minutos, e lá estava Gil, sentado no chão, tocando violão e aparentemente ouvindo apenas metade do que Lessig falava.

Após alguns minutos, Gilberto olhou para cima e disse “Eu li sobre tudo isso na Web... o que precisamos fazer para começar isso?”. E, com isso, o pop star e Ministro da Cultura do Brasil decidiu licenciar parte de seu trabalho sob a Creative Commons.

Lawrence terminou seu discurso e eu levantei para começar o meu. Depois de duas frases, ocorreu um distúrbio no fundo da sala e de lá veio Gilberto Gil, com aplausos de todo o ambiente. Gilberto veio caminhando e ficou no palco até a sala silenciar novamente. Olhei para ele e disse: “Eles não querem ouvir a mim, mas a você”, e me sentei. Não me lembro de tudo o que ele disse naquela noite, mas sei que, como artista, ele realmente “sacou” e continua “sacando” em seu trabalho contínuo com a Creative Commons. Mais tarde naquela noite, ele fez um show gratuito para os participantes da conferência e, depois da conferência, se desculpou por interromper meu discurso. Um verdadeiro /gentleman/.

Poucos meses depois, fui contactado pelo assessor de Gil e convidado para um show que ele daria em Nova York em 21 de setembro de 2004, novamente em benefício da Creative Commons. O show seria no Town Hall, com o lendário músico David Byrne. O senhor Gil ainda estava tentando se “desculpar” por interromper meu discurso. Uma ótima noite, que foi compartilhada com um velho amigo fã de David Byrne.

Agora, finalmente tenho uma chance de retribuir de alguma forma ao senhor Gil. Comprei várias cópias de BBB em DVD. Eu poderia tê-las baixado da Internet e gravado meus próprios DVDs ou então ter comprado uma cópia e replicado-a, mas quis apoiar o grupo que fez o filme comprando os DVDs. Vou enviar uma cópia para um amigo na África que dirige uma escola que ensina fotografia digital a jovens negros.

E também vou enviar uma cópia para Gilberto Gil, para mostrar a ele o que sua natureza altruísta ajudou a inspirar.

Abraços calorosos,

maddog

[1]http://www.linuxnewmedia.com.br/noticia/blog_do_maddog_big_buck_bunny
[2]http://www.bigbuckbunny.org/

Espero que este depoimento de Jon consiga chegar ao seu homenageado.

Obrigado pela especial atenção.
Paz, Vida Longa e Prospere!

Ronaldo Cardozo Lages
E-mails: ronaldo[at]lages.net (MSN),
rclages[at]softwarelivre.org
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
Associação Software Livre.Org [http://www.ASL.Org.br/]
ONG mantenedora do FISL [http://www.FISL.Org.br/]
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil