2009/1/22 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

> Glauber Machado Rodrigues (Ananda) escreveu:
> Isso por um tempo. Ela vive de vender bebida. Isso tem outro nome, mas
> direto Dumping (achei cobertura um eufemismo).  E só um monopólio tem
> reserva de fazer isso. Uma pequena empresa que vive com a corda no
> pescoço não...
>
> http://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping

Não é não, é só pela cobertura mesmo. A fábrica só manda o produto quando
ele vai faltar, ou quando o cliente prefere à concorrência ou quando não vai
comprar o produto de jeito nenhum. E nunca é numa quantidade suficiente para
conseguir "virar" o jogo.

Como você pode confirmar, dumping só funciona de um país para o outro, e com
produtos com uma margem alta (eletrodomésitcos, por exemplo). Produtos de
baixa margem de lucro cujo o redimento é conseguido apenas pelo volume e
giro não dá para fazer isso - com é o caso das bebidas. Quanto mais no mesmo
país...

> Não é bem assim... As cervejas boas npodem sobreviver mas não são mais
> protagonistas do mercado... Claro que isso não é preto no branco. Às
> vezes surge uma Dolly por aí. Mas não no ritmo das que quebram... Leu o
> link que eu mandei da denúncia das associações de bares. O que achou?
> Mutia choradeira deles?

Não quebram não. As distribuidoras são basicamente do mesmo tamanho, tem a
mesma estrutura. Nada de primo pobre. A diferencia que que algumas se
estendem por uma área menor, e outras por uma área maior.

Não posso ficar falando muito porque seria anti-ético. Mas vamos lá. Essa
distribuidora que eu falei é concorrente da Ambev. Então eu sou um
concerrente deles também, indiretamente, vestindo a camisa.

Essa notícia é de 2005 e é a pura verdade. Eu pequei esse cliente
concorrente da Ambev em 2006. De lá para cá nós estamos trabalhado na falha
deles, e são muitas. Seria muito bom que alguém intervisse e não deixasse
esse grupo se formar, mas já que isso aconteceu, só nos restou trabalhar dia
após dia. Hoje em 2009 a estória é outra. Das 3 distribuidoras apenas 1
continua atrás da Ambev. Não existe monopólio que se sustente. A Ambev não
vai ficar com todas as oportunidas, nem a Microsoft. Mas que seria bom se
alguém colocasse limites, isso seria.

Mesmo assim, se ninguém fizer nada, dá sim para passar da Ambev. Parece que
a minha sina é lutar contra monopólios =D

Nenhum monopólio tem e nem nunca teve 100% do mercado...  Nunca, sempre
> existe vida na periferia. Agora, ela se move de acordo com o que o
> monopolio faz. São eles que dão o tom... Até pra Tubaina... Você tb não
> se surpreenderia de ver grandes empresas investindo disfarçadamente
> nessas pequenas

Exatamente =D

E se o consumidor ficar esperto, nenhum monopólio dura. Sabe qual a pricipal
dificuldade de entrada de outros produtos não Ambev nos bares daqui? O
garçom do bar não oferece outro produto. Mesmo que tenha ele diz que acabou,
sei lá. Mesmo assim as vendas estão boas.

> Sugiro a leitura do seguinte capítulo do livro Imperialismo fase
> superior do capitalismo
>
> I. A Concentração da Produção e os Monopólios
> <http://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/cap1.htm>
>
> http://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/cap1.htm
>
> É curto e interessante...

Sim, vou ler quando tiver tempo.

> Pergunto diretamente: Você acha que um dia os pequenos mercados vão
> suplantar o carrefour? Que os colégios objetivos vão diminuir?

Aqui não tem carrefur e o Colégio Objetivo que tinha aqui fechou...

> Isso não
> existe, e o Lenin explica bem pelo que também... Um dos motivos é a
> fusão do capital industrial com o bancário, assim, os bancos só liberam
> créditos a seus aliados. E o crédito é o oxigênio desse sistema... Desse
> jeito eles escolhem quem fica e quem cai...

Isso é algo que deve ser mudado.

> É só ver a Microsoft... Se não fosse o SL, com suas características
> especiais (que não se aplicam 100% a produção de bens tangíveis,
> materiais), o Rwindows não estaria ameaçado...

Por encreça que parível o SL ainda nem arranha os desktops da Microsoft. O
principal concorrente é o Mac, outro software proprietário. Mas acredito que
o SL é o concorrente mais ameaçador.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA