Dois detalhes:
1. na pesquisa o item mais votado tem dois conceitos: "software livre não tem relação com política" (o que é impossível afirmar, haja visto o próprio debate, além do que eu tô neste mundinho a 42 anos e ainda não vi coisa que não tem relação com a política) e "software livre pode ser implementado em qualquer sistema" (o que possível afirmar)

2. Tem capitalismo autoritário também. Pinochet, Geisel, uma penca de ditadores africanos, asiáticos e não sei catalogar o regime dos países mulçumanos, mas a maioria não tem lá muita relação com socialismo.


Gosto de pensar assim:
Democracia em primeiro lugar;
República em segundo (incluindo um salutar patriotismo) - o Brasil é bom porque você pode ser Republicano e Democrata ao mesmo tempo;
Partido político e ideologias em terceiro. (partidarismo é uma coisa, política é outra, muito mais nobre e abrangente).




Em 28/01/2009 às 09:09 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:


2009/1/28 Bruno Salgado <brunosalg...@gmail.com>
Acho que temos que fazer uma vaquinha para ajudar a interessados a
irem para Cuba, podemos assim fazer alguns poucos felizes(de verdade).
rs

Ou podemos chamar um dos melhores boxeadores de Cuba, e aqui no
Brasil, vestir o interessado para ir a Cuba como um boxeador Cubano,
assim um volta no lugar do outro. E assim, faremos duas pessoas
felizes. rs[2]

Eu acho o socialismo um modelo interessante, mas que foi implantado à força e não tem as ferramentas disponíveis para implantar corretamente. O mesmo pode ser dito do capitalismo.

Só acho o capitalismo mais preparado para a realidade atual da humanidade, já que não há como forçar as pessoas a não terem suas próprias coisas e dividir tudo.

Os monopólios não se formam naturalmente no capitalismo - a não ser que haja fusões e outras práticas anti-competitivas. Se as empresas que praticarem a anti-competição fossem punidas o mercado seria mais saudável.

Mas a humanidade não está totalmente preparada para lidar com o poder ainda. Por isso os líderes socialistas cometem abusos, e o mesmo fazem os líderes capitalistas.

Hoje um capitalista não pode apontar para um país capitalista e dizer "veja o capitalismo, como é lindo!". Isso também não pode ser feito por um socialista. Mas hoje acho que tenho mais condições de corrigir as coisas em um desses países que se dizem capitalistas do que em um desses que se diz socialista.

Não gosto de autoritarismo, é contra minha natureza. No capitalismo tem isso, mas eu ainda posso dar a volta por cima. É só isso.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org

música livre é bem melhor:
http://www.jamendo.com



_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a