qualquer ação dá trabalho, independente
do rótulo que se coloque sobre elas.

então que tal mapearmos um pouco nossas ações,
de preferencias as  não "subversivas" pra ninguém
se comprometer mais do que jah corajosamente
se comprometeu ateh agora.

estou no momento participando de um simposio
sobre o assunto de vigilancia:

http://www.ssscla.com/

mais abaixo vou copiar o relato que fiz
lah na lista submidialogia.

o que identificamos eh que o assunto nao chega
a maioria da população, e esta não dah a devida
importancia a algo que pode afetar suas vidas diretamente.

entao minhas principais açoes no momento
visam justamente esta conscientização.

por isso me propus a traduzir a introdução
do livro "Sociedad de Control" do Jose Alcantara
para fazer parte do segundo livro de submidialogias:

http://coleccionplanta29.com/coleccion-planta29/sociedad-de-control

se de repente mais pessoas se dispuserem a traduzir
mais capitulos, em algum momento teremos
o livro inteiro traduzido, o que seria otimo.

também reservo algumas aulas para falar sobre
direito autoral nas disciplinas em que dou aula
no curso de design, que sao relativas a web
e imagem em movimento.

Se algum professor aqui conversar comigo sobre
o tipo de abordagem mais adequada a cada caso,
estou a disposição.

no mais, segue o relato:

---

Acabei de ver um video feito pela Renata Marquez
e o Wellington Cançado que se chama
"Virtual Safari (Powered by Google)" que faz uma
viagem por vários lugares do mundo através do google earth
e algumas das imagens tem uma definição assustadora,
enquanto outras na mesma altura tem um blur.
Vale ler o trabalho deles quando os anais forem
disponibilizados online. Chama-se Ĩndice de Miopia.
Perguntei onde encontrava o video online mas eles ainda não
disponibilizaram, em breve num youtube perto de você.
Ah, eles são de BH, drica! :)

O Wellington acabou de me passar um link muito bom
que eh uma forte referencia no trabalho deles:

http://www.youtube.com/watch?v=xmdIbp87KLg
http://en.wikipedia.org/wiki/Powers_of_Ten

The Eames rulez :o)

Outro trabalho que vi e me chamou atençao foi
o de vigilancia distribuida, exemplificado pelo site
onde a fronteira do texas tem cameras que ficam online
e dão às pessoas a possibilidade de ver algo suspeito
e denunciar a situaçao:

http://www.texasborderwatch.com/

David Wood perguntou o que os nossos olhos veem
em tantas imagens disponiveis atualmente.
Wellington opinou que vemos verdade, mas em fractais,
cada qual com seu ponto de vsta.

Andre Lemos estah aqui e avisou que a Lei do Azeredo
reformulada estah para ser votada por estes dias.
No momento estah apresentado sua visao
sobre a vigilancia de usuari*s e bolhas digitais.

Marcelo Batalha, do CMI-GO, tambem estah aqui
e cutucou a academia (bravo!) falando sobre a apreensão
do saravá, da tentativa de calar a muda e da tentativa
da reitoria da Unicamp de ficar neutra sobre o assunto
e não querer assumir responsabilidades.

eh isso, se rolar mais coisas interessantes coloco aqui.

---

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985