Olá Marcus,

    Não irei responder seu email, pois acho que para bom leitor já dá para
notar o quão você gosta de mim. Então para evitar jogar o lixo no
ventilador, não irei responder seu email :-)
    Só uma sugestão: deveria se informar mais como anda o processo, vc está
parado desde o decreto do ano passado :-)

2009/4/13 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <glauber.rodrig...@gmail.com>

Acredito que o dinamismo da MS vem justamente do interesse em levar vantágem
> em cima do cliente. Dá o primeiro passo quem tira mais vantagem.
>
> Os acordos da MS sempre à favorecem bem mais que o razoáve,  já os acordos
> de SL são bem balanceados, beneficiando as duas partes. Logo, as duas partes
> devem se procurar mutuamente.

Não acho que o Governo ficará procurando soluções alternativas (sim,
deveria, mas não é essa a realidade). Se estamos nadando contra a corrente
(o "senso comum" diz usar software proprietário) temos que ter estratégias
para avançar. Não adianta a comunidade ficar "eles num vêm atrás, então num
vou atrás", acho que não é a melhor das estratégias...

Lógico que um acordo de empresas de S.L tendem a ser melhor para os dois
lado, mas acho que as empresas são muito lerdas quanto a isso. Achar que a
Red Hat tem intenção diferente que a MS quando fecha contrato é ilusão,
ambas procuram o velho e flamigerado $$$, nessa a MS é mais competente
(enganando ou não).

> Acho que é por aí. O governo deveria deixar a mentalidade de consumidor e
> passar a ter uma relação mais participativa com a tecnologia da informação.

Concordo, mas será que isso acontecerá tão naturalmente ou será que é
precisa um minino de pressão (concordo com você quando fala do esforço
humano, mas acho que minimamente é necessário)?

Não precisamos ficar pegando no pé direto da MS, mas acho que podemos
minimamente procurar agir enquanto comunidade que nada contra a maré, ou
então teremos que engolir muita coisa a seco mesmo com Software Livre sendo
melhor em vários pontos que o Software Proprietário...

Abração,
Roberto Parente