A similaridade do software livre com a distribuição de música é que ambos geram pouco dinheiro para os autores hoje me dia. Músicos fazem shows ao vivo para viver, acho que não funcionaria programação ao vivo...

Ainda creio que apoio à indústria, comércio e serviços seja um foco mais interessante.

Já, nossos atuais mecenas tem interesses próprios. para além da arte de programar:

Bancos de dados proprietário compra a Sun.

Vejam isso:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1091457-6174,00-ORACLE+ANUNCIA+COMPRA+DA+SUN+POR+MAIS+DE+US+BILHOES.html