De qualquer maneira, o poder da Google através do g-mail e da Microsoft através do hotmail e etc. é um assunto sério do ponto de vista dos países se comunicarem seja internamente seja externamente.
Acho que é este ponto: O uso da internet passando por empresas que acabam sendo filtros da globalização digital. Os navegadores já foram motivo de ação na UE.
Esta discussão não envolve só tecnologia, mas regulamentação, direito internacional etc.
As administrações públicas brasileiras muitas vezes "se viram" com um webmail gratuito, por desconhecimento e/ou falta de recurso. O que ainda não entendo é a Prefeitura de Belo Horizonte, com uma empresa de informática fazer esta opção.
Pelo menos há algum repasse de tecnologia para a Prodabel?