2009/10/28 Marcus Silva <mvdi...@sfiec.org.br>:

> Oi Fabbiane,
> Espero que eu possa discordar em parte do seu ponto de vista.
> Eu acho que a ação dele em doar torna ele um voluntário de um processo como
> um todo.

Agora pode ser, mas na época em que fez o trabalho, ele mesmo
disse ser por conta de um projeto pessoal que precisava de um sistema
como o do GNU + o que ele desenvolveu e se tornou o Linux como é hoje.
Mas a doação do código, esta sim foi voluntária, pois ele não tinha como
ter certeza de que teria retorno em cima de seu código, mas mesmo assim
o liberou. O que o motivou a liberar o código foi a perspectiva de que
mais pessoas o melhorassem, mas ele não condicionou sua doação
a isso. Se mais pessoas desenvolvessem, beleza, se não, beleza tb,
o código continuaria aberto. Este ato foi voluntário. Mas o trabalho anterior
de desenvolvimento do código, na minha opinião, não.

> Todos nós temos um interesse por tras de tudo que fazemos. Seja ocupar um
> tempo livre, o egoísmo de lutarmos pelo que acreditamos sem respeitar o
> direito do capitalista nadar em dinheiro, seja fazer propaganda em nosso
> site, derrubar presidentes, seja ganhar garotas ou conhecer novas pessoas.

Sim, temos, mas se a recompensa externa for a força motriz, e sem ela
a pessoa não se digne a fazer o trabalho, então pra mim não tem nada
de voluntário aí. A pessoa está exigindo algo em troca, e pra mim isso
é como se fosse uma remuneração. Não tem, não trabalha. Então
não é voluntário, né?

> Todos nós somos egoístas e queremos algo para nós também e isso é um direito
> nosso assim como é do Linus.

E onde foi que eu disse que não podemos querer algo para nós?
Só disse que se esta for a motivação principal, que se não satisfeita
o trabalho não vai ser feito, então não é trabalho voluntário.
Mas isso é a minha opinião. Tem muita gente/intituição por aí
que classifica como trabalho voluntário apenas aquele que não é
remunerado e ponto final. Mas pra mim o voluntariado está presente
até em quem recebe grana mas trabalha muito mais do que
o equivalente àquilo que recebe pq tem VONTADE, e mesmo se
não recebesse, faria o trabalho, mesmo que mais demorado,
pq é movido principalmente por uma vontade própria, e não
por algum incentivo externo. Mesmo o voluntário da igreja
que quer ir pro céu não tem como ter certeza de que vai
pro paraíso quando morrer, mas mesmo assim faz
o trabalho. Se ele vai brigar com alguém se for pro inferno
e voltar pra assombrar os vivos pela lorota contada, aí é
outro departamento sobre o qual não posso opinar por
não ter conhecimento suficiente sobre. Mas que a vontade
interior atual dele é superior a qq incentivo externo
a ser adquirido enquanto ele está vivo, isso é.

> Com relação ao tema a meu ver o Juiz do PR não pode legislar sobre a
> internet pois a internet é algo internacional. É como se o Juiz proibisse a
> queimada da amazonia pois estava afetando o clima no PR pelo efeito estufa.
> Proibir o ar das queimadas de entrar no PR e condenar quem fez as queimadas
> a mil anos de cadeia. Seria legal mas eu acho que não tem muito efeito
> legal.

Ele não legislou sobre a internet. Ele legislou sobre um site em específico.

att.,

//fabs
--
Fabianne Balvedi