Nem tão alto pra roçar, nem tão baixo pra carpir.

Já tínhamos sistema operacional para celular, já temos temos touch screen funcionando no Linux. O Ipad (Instituto de Processar Ações como Dedão) traz hardware, que ainda temos pouca coisa com arquitetura livre, aberta ou correlata, e software, que já temos 80 ou 890% de correlatos. Além de interface, melhoramos bem bastante, mas tyem muto que fazer ainda, pois corremos atrás da inovação dos outros e temos pouca pesquisa própria.  Por outro lado a Microsoft tem piorado bastante. :)

Se tablets virarem tendência de mercado (todo mundo trocar seu laptop por tablet) não ficamos para trás. Mais perto da gente, do que o "Steve Trabalho", a Positivo está lançando uma linha com touch screen. Pelo que vi é com windows, mas creio que pode ter uma linha com Linux, se a gente articular isso.

Por exemplo, temos suporte "não oficial" para Touch Screen. Temos que ter suporte reconehcido pelos fabricantes de hardware.

Julian Carlo Fagotti

CELEPAR - informática do Paraná
Assessoria para Assuntos Institucionais
e Relações com a Comunidade

55 41 3200-5104
55 41 9133-3407

Em 28/01/2010 às 09:44 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
Denis Galvao escreveu isso aí:
> Eu só me pergunto uma coisa, para que outro SO no iPad?
> O negócio mal foi lançado e já querem condenar o produto... Acho que
> estão indo um pouco longe demais.
> Daqui a pouco vão quer mudar o SO até do relógio que usam.
> Vamos usar estes "esforços" para algo mais produtivo, como fazer o
> linux no desktop ser tão amigavel quanto o macosx é.

Que parte de "software livre" você não entendeu? :-)

Não poder fazer algo que que seria possível de fazer com o hardware mas
que o software não permite faz com que o fabricante tenha o controle
sobre o dispositivo, e não você.

Eu quero poder estar no controle de todos os computadores que eu
utilizar, e com o passar do tempo vários dispositivos estão virando
computadores que podem ser usados para outros propósitos além dos que o
fabricante deseja.

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro