Olá pessoal,

Sou novo na lista e gostaria de dar um oi coletivo.

Gosto de me posicionar, e sou tranquilo quanto a posições direfentes com argumentos bem embasados,

Estou acompanhando a alguns dias a lista, e tenho percebido que o principal foco das discussões da lista são politicas, respeito a posição de cada um, acho importante ter acesso a algumas formas de interferir no processo político relacionado ao software livre, e de suma importância defender a preservação do dinheiro público de gastos desnecessários como com software proprietário, no caso do projeto dos Notebooks para os Professores acho uma falta de respeito obrigar esses professores a comprarem software proprietário, e ainda por cima sendo subsidiado pelo dinheiro público, isso pelo menos deveria ser opcional (para contentar a todos) e essa parte sem subsídios.

Porém, analizando com um pouco de empatia com o governo, o que imagino que o governo queira com esse tipo de ação, é se tornar querido pelos professores, e pelo povo em geral, "como um Padrinho que toda vez que aparece, liga pra sua mãe e pergunta o que você ficaria feliz em receber de presente, e lhe traz esse presente, um melhor, ou lhe diz que vai ajudar com uma parte do valor", essa no meu ponto de vista tem sido a tática do governo Lula, muito simples, "sem parecer um pai rígido que fala que tem que ser da forma mais sofrida pra aprender a viver, que com ele foi sofrido e com você também tem que ser". E com isso está conseguindo o que quer ganhando popularidade.

Em relação ao Software Livre, algumas críticas construtivas:
- Percebo que mesmo sem querer, generalizando, a produção de softwares livres é dirigida a necessidades geradas por softwares proprietários ou em substituição a esses, como uma planta que se alimenta de uma árvore, beleza, mas gostaria que isso fosse como a história da arvore sequoia, que o software livre pudesse crescer sem olhar para os lados, sem se basear em sistemas proprietários, tendo foco nas necessidades dos usuários, sem competir com a microsoft ou com o google, esquecer essa rivalidade, e avaliar como a produção de software livre seria útil para as pessoas, com as pessoas utilizando por ser bom, prático, fácil, agradável, se tornar a melhor escolha, é a grande massa de usuários que pode dar força para tornar o software livre uma bandeira que todos carregam consigo.

- Não conheço a estrutura de produção, divulgação e distribuição de software livre, mas acho que falta um pouco de direcionamento em relação às necessidades de produção de software, algumas necessidades não são atendidas e isso deixa brechas para o software proprietário, o povo brasileiro é altamente criativo, e ainda ficamos nos baseando nos americanos, cada vez que um de nós pensar que poderia ser diferente vamos discutir como mudar, sem jogar a responsabilidade para os outros, a mudança vem da nossa própria motivação em viabilizar a mudança;

- Sugiro criar uma base de dados com necessidades de produção de softwares, sem se basear em softwares proprietários com foco comercial. Temos tecnologias emergentes, que somente após o software proprietário se estabelecer começam a ser trabalhadas, depois disso novamente entrando em brigas com grandes produtoras de software comercial. Cito isso como Software livre Nacional pensando na internacionalização de sistemas para utilização com RFID, WiMax, Firmwares para equipamentos de Rede, SO para telefones celulares e smartphones, SO especiais para netbooks, sistemas com interfaces mais intuitivas, se for necessário um estudo sobre como fazer isso, vamos chamar consultores externos (como pedir pra nossa avó utilizar pra ver se está fácil), brincadeiras a parte, mas podemos focar outras necessidades que não são viáveis comercialmente, mas que são úteis, se o foco do software livre é liberdade não podemos ficar presos à sombra dos softwares comerciais, se o intuito é ajudar podemos ajudar.

Agradeço a quem tiver a paciência de ler e aceito críticas, esclarecimentos e sugestões.

Obrigado,

Júlio Quadros dos Santos
Supervisor de rede
Annex - SIM Telecom