Humm... de boa, eu sempre uso modems que são configuráveis via navegador, ou
seja, não importa muito o OS nesses casos.

Os únicos equipamentos que vejo com esse problema são modems USB 3G.

O problema nesses casos é que as operadoras trabalham com o que eles chamam
de "produto homologado", e acho que nessa homologação embarcam para qual OS
foi homologado o produto. Mas quem faz a homologação é a Anatel mesmo, então
deveríamos verificar com ela como foi essa tal homologação. Se homologaram
para Linux também, será que seria obrigação da Anatel repassar o guia de
atendimento em Linux para as operadoras? Lembrando que normalmente quem
atende é um Call Center que se limita a seguir um roteiro pré-estabelecido.

Aliás, uma dúvida... sempre vejo "modems" no plural com M, mas em português
a regra diz que palavras terminadas com M ficam NS ao serem colocadas no
plural. Qual o correto no fim das contas? (obs: só responda este
questionamento se responder ao tópico original, sei que é tópico cruzado e
nem deveria perguntar aqui, pois está completamente fora do escopo da lista.
É apenas uma dúvida minha e se quiserem podem me responder em PVT - não
tornemos este um OFF kilométrico, please).

Em 8 de março de 2010 16:14, cristiano furtado <cristianofurtad...@gmail.com

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com