On Thu, 2010-04-08 at 14:58 -0300, Ricardo Bánffy wrote:
> Do mesmo jeito, a Linux Foundation só me licencia o Linux com a
> condição de eu repassar os termos dessa licença a quem receber meu
> código derivado.

Linux é GPLv2. Ela nem menciona o direito de executar, só de modificar e
distribuir se você mantiver os mesmos direitos pra quem distribuiu e
tal.

Pra executar era assumido que você já tinha a permissão, e não
precisaria aceitar a licença para isso. Para distribuir e modificar,
você só tem permissão pela licença então tem que ser da forma que ela
permite.

> Não há abuso aí? ;-)

Eu acho que não. De qualquer forma seria menos abusivo que software
proprietário que nem permite distribuir ou modificar em nenhum termo.

E o caso é diferente do software da IBM que só poderia ser executado
segundo os termos da licença. Mas, nos países em que a execução é
permitida independente da licença, você poderia executar. Talvez fosse o
caso de ficar calado quanto a isso mesmo.

Um abraço,

Luciana Fujii