Se alguém nos meteu em alguma coisa, foram nós mesmos - eu incluído - quando
perdemos a vergonha de usar Software Proprietário, serviços vis, devassos e
privativos!

Mas é estranho pessoas "com medo" de escrever numa lista de discussão pública.
Não consigo deixar de associar esse receio de se expor, com uma certa fraqueza
de posicionamento.

Não somos um grupo ultra-liberal aceitando qualquer acordo que favoreça nossa
causa, somos? Temos, ou deveríamos ter, um norte, um guia, uma pauta.
Mas nem internamente conseguimos nos organizar ao redor dos nossos supostos
fundamentos. Não conseguimos mais unificar os usuários de Software Livre,
afinal a maioria não é mais usuária de Software Livre.
A maioria deu espaço para seu comodismo e conveniência, e trocou o Software
Livre. Como, então, vamos nos posicionar politicamente?

O Software Livre é um movimento social e político para libertação do usuário de
computadores, que visa melhorar o Mundo e fazê-lo um lugar mais justo e
igualitário. Todos sabemos disso, certo?
Mas parece que a maioria dos ativistas esqueceu que isso só é possível usando
Software Live e se contrapondo ao Software Proprietário e as plataformas vis,
devassas e privativas.

o hip-pocket (o que quer que isso signifique) não é nossa discussão partidária,
é ainda, ideológica e pragmática sobre o que é Software Livre e como agir para
mantê-lo e difundí-lo