On Wednesday, October 29 2014, Marcelo Akira wrote:

> P: Que dificuldades tenho enfrentado?
> R: Estou com dificuldades em encontrar alternativas livres ao Ubuntu
> para a UFG. O requisito é suporte profissional, bom reconhecimento de
> hardware, dentre outros, voltado para o usuário final. Estou também
> procurando outros spywares graves no Ubuntu além do encontrado e não
> estou encontrando.

Não sei se você vai encontrar mais spywares, e mesmo se o fizer, acho
que só vai corroborar um ponto já provado.  O compromisso do Ubuntu não
é com seus usuários.

Mas eu também acho que os spywares são uma parte do problema.  Você
também tem a parte de blobs binários do Linux, que são distribuídos
"livremente" (mas não livremente) pela distro, e outros softwares
proprietários que estão no repositório.

> P: O que vou fazer?
> R: Vou migrar minha conta do Gmail para uma alternativa própria com
> armazenamento de dados criptografados e webmail AGPL3. Vou publicar a
> solução e ensinar meus pares a fazerem o mesmo.

Isso é ótimo.  Sugiro um bare metal ao invés de VPS (é mais caro, mas
você tem mais certeza de que está rodando Software Livre).

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36