Cada caso é um caso. Uso o Facebook para me cadastrar/logar em sites que visito, e acho isso bom, me poupa bastante trabalho. Uso minha conta do Google para centralizar e-mail, documentos, obtenção de apps para o meu Android, e acho isso interessante. Mas como diz um ditado: "Não existe almoço grátis". FB e Google são empresas, portanto visam lucro. Excessos devem ser repudiados com certeza. Mas é inegável os avanços criados por essas empresas para o bem da internet. AGORA... conheço pessoas que se tirarem o FB/Skype de seus computadores, nada mais sabem fazer além de acessarem o "Uatizapi" de seus celulares.