Olá lista,

Assunto é meio fora de tópico, mas é de interesse de todos aqui na
região da cidade de Natal.

Após mudanças que a Cabo vem sofrendo após a compra da carteira de
clientes dos provedores, uma que tenho percebida em especial é a taxa
de upload. Clientes que possuem serviço com minha empresa passaram a
reclamar de lentidão em servidores de email e proxy e foi constada que
a Cabo "reduziu" a taxa de Upload de alguns clientes, limitando a taxa
ao valor de 128Kbps, ou seja, um cliente específico meu que chegou a
ter uma média de uso de 400Kbps de upload e sua taxa de Download é de
2 Mpbs, teve sua taxa reduzida ao longo dos meses ate que de agosto
para cá chegou a limitação de 128Kbps(Observação via gráficos de uso
da interface rede externa o qual está conectado ao cable modem da Cabo
Natal).

Então quem estiver sentindo seu link meio que estranho nos últimos
dias, principalmente quem usa muito tráfego de saída, e se você antes
tinha Upload maior que 128Kbps, vale apena conferir com a Cabo. Um
coisa que me deixou bem "esperto" para isso que está acontecendo, é
que eles possuem um link na central de assinante, exclusivo para
aumento de upload....então o negócio não um problema pontual de alguns
clientes...já virou um produto a parte. E não adianta você aumentar
para 2 Mbps de download achando que vai melhorar...a taxa de upload
não aumenta proporcionalmente, permance nos 128 Kbps.

Então...fica a dica.

Gustavo Ribeiro