De: Gilfran Ribeiro <e...@gilfran.net>
Assunto: Re: [PSL-RN] Vaga de Estágio
Para: "Projeto Software Livre Rio Grande do Norte"
<psl-rn@listas.softwarelivre.org>
Data: Terça-feira, 8 de Dezembro de 2009, 19:37

Enquanto houver profissionais da nossa área submetendo-se a esse tipo
de estágio, que muitas vezes, como o Anahuac disse, é uma tentativa de
substituir um profissional, que geraria encargos trabalhistas, vamos
ter desvalorização da nossa classe.

Nossa área não precisa necessariamente de regulamentação, o que muitos
defendem, precisa de uma valorização por parte de nós mesmos.

É triste ver como o próprio poder público se aproveita da situação do
nosso país, onde as pessoas muitas vezes se submetem a esse tipo de
bolsa.

Se duvidar, ao olhar o orçamento da prefeitura com licença de
Software, vamos ter o suficiente para poder melhorar os salários, não
só do setor de TI. Espero de todo o coração estar equivocado quanto a
isso. Seria com todo prazer que eu queria errar essa.

Enfim, é a minha opinião sobre isso, sei que não sou de Natal, nem ao
menos do Rio Grande do Norte, mas esse problema é generalizado e temos
sim que questionar isso a nível nacional.

Espero sinceramente que a Prefeitura de Natal repense nisso pois
acredito que deve-se valorizar muito mais internamente, principalmente
uma atividade como essa, que é um estágio e quem vai ganhar no futuro
é o próprio município... Vai ver é por isso que há tanta evasão dos
trabalhadores do setor de TI, passaram a vida acadêmica ou mesmo
técnica sendo desvalorizados, na primeira oportunidade no exterior
deixam o país sem nem pestanejar, onde lá possivelmente farão os
Softwares que o poder público aqui vai acabar comprando por um valor
maior do que o que foi pago a ele enquanto bolsista no período que
esteve aqui...

Afinal de contas só pensa-se a curto prazo (4+4 anos pra ser mais preciso).

Abraços

--
Gilfran Ribeiro - "Gil" aka NarfligiX
Tux-CE Member - www.tux-ce.org