Muito obrigado a todos pela ajuda!
On 10/24/2011 02:39 PM, Walmes Zeviani wrote:
A menos que eu esteja cometendo um erro, o que precisa apresentar
normalidade para um teste de Tukey é a distribuição das médias que
terá, independente da distribuição dos dados, a medida que amostra
aumenta, distribuição normal segundo o teorema do limite central (ou
central do limite). Fuga de normalidade é (talvez) problema para
amostras pequenas. Porém, hoje eu li um post do r-bloggers que
despertou em mim questionamentos
(http://www.r-bloggers.com/normality-tests-don%e2%80%99t-do-what-you-think-they-do/)
relacionados à teste de normalidade.
O que deve ficar claro é que a aqui na lista o sucesso de uma resposta
é diretamente proporcional ao sucesso de sua pergunta.
À disposição.
Walmes.
==========================================================================
Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: [email protected] <mailto:[email protected]>
twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
<http://www.leg.ufpr.br/%7Ewalmes>
linux user number: 531218
==========================================================================
_______________________________________________
R-br mailing list
[email protected]
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código
mínimo reproduzível.
--
Lucas Venezian Povoa
URI: http://www.lucasvenezian.orgfree.com
_______________________________________________
R-br mailing list
[email protected]
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código
mínimo reproduzível.